Terapia Cognitivo Comportamental TCC

    A Terapia Cognitivo Comportamental, também conhecida por TCC, é uma abordagem considerada diretiva, focada no problema atual do paciente, traz resultados expressivos para a demanda que o paciente busca resolver em terapia, em um tempo mais curto de tratamento do que o habitual de outras terapias convencionais.

    A Terapia Cognitivo Comportamental, em sua base, nos explica que o que nos afetam emocionalmente não são os acontecimentos e eventos que acontecem em nossas vidas, e sim a maneira como os interpretamos e lidamos com eles, e que os pensamentos automáticos considerados negativos, desencadeiam sentimentos de frustração e fracasso.

    Através do processo terapêutico entenderemos que é possível identificar que esses pensamentos e ao  analisarem as suas próprias experiências, os pacientes chegam à conclusão de como surgem esses pensamentos (como eles foram aprendidos), o que ele estava fazendo quando teve o pensamento automático (quais foram os gatilhos para que aquele pensamento surgisse) e como se sentiu ao ter esses pensamentos.

    Por ser uma terapia mais breve, tem como sua base tratar as questões e conflitos que o paciente traz em consultório num primeiro momento: como questões individuais, familiares,  profissionais, entre outras.

    É uma terapia que possui diversos campos de atuação, e, ao longo do processo terapêutico, podem ser tratadas as mais diversas questões que surgirem. Algumas das demandas mais comuns em consultório são: ansiedade, depressão, estresse, luto, conflito familiares, terapia de casal, divorcio, auto estima, auto conhecimento, auto controle, problemas psiquiátricos, entre outros.

                             Teste Admissional

     

    Testes  Psicológicos na Seleção de Motoristas

     Os testes Psicológicos  são instrumentos  utilizados nos processos de recrutamento de pessoal para diversas áreas e especialmente em seleção de motoristas,  são considerados muito respeitáveis para esse tipo de processo, pois trás informações sobre vários aspectos da vida, inteligência, personalidade e cognição dos candidatos às vagas desejadas .  Os testes projetivos ou de personalidade identificam traços de personalidade, aspectos motivacionais, interesses e distúrbios nos candidatos, são testes que não irão dizer se o candidato terá sucesso profissional, mas se o mesmo apresenta estados temperamentais, necessidades, pressões ou conflitos emocionais, que quando afetam a vida do individuo, podem afetar sua vida profissional . Após a aplicação de todas as etapas será possível ter o  perfil de cada um dos candidatos  e o respectivo posicionamento no processo.

    Inicialmente é realizado  entrevista individual,  e depois  passam pela avaliação psicológica, para conhecer melhor suas aptidões e traços de personalidade. A bateria de testes de cada candidato é estruturada com base nas características e competências que cada vaga,  os testes mais comumente utilizados na instituição são: o teste AC, que mede a atenção concentrada do candidato ou o TAS Teste de Atenção Concentrada,  o teste R-1 que mede a inteligência dos participantes, o teste Palográfico, que através de um traçado apresenta dados de ritmo e qualidade de trabalho, inibição, depressão, temperamento, inteligência, agilidade entre outros aspectos.  Após os testes serem aplicados, unem-se todas as informações obtidas no decorrer do processo e se redige o Laudo Psicológico, que é enviado aos gestores solicitantes da vaga, a fim de que tomem a decisão.

    © 2017 by Isabel do Anjos